A Trapézio usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Série 'Polígonos', de Ricardo Bueno


Os trabalhos geométricos de Ricardo Bueno sempre se fundamentam em padrões matemáticos.

Você já tinha percebido?

 ♡

A série 'Polígonos' foi desenvolvida a partir das investigações do artista acerca da relação geométrica encontrada em estudos sobre padrões, principalmente padrões de pavimentação.

Em muitos casos, os padrões de pavimentação seguem um padrão simétrico, isso é, um padrão que se repete. Nos anos 1970, o matemático britânico Roger Penrose descobriu um único par de polígonos que se encaixam perfeitamente, preenchendo o plano sem gerar um padrão repetido, de forma aperiódica.

A série surge a partir desses dois polígonos.
Nesses trabalhos, Ricardo também aplica a relação áurea e a sequência de Fibonacci. 


Estudos do artista para a série

"O que me encanta em toda essa história é a possibilidade de relacionar, compreender e aplicar aos meus trabalhos alguns padrões que estão por toda parte. Me alegra conseguir perceber ao longo desses anos de estudos e pesquisa que isso tudo é parte da natureza das coisas."

Os polígonos empilhados têm também uma relação com minha fase de pintura e desenvolvimento de figuras humanas... Como se fosse possível, num mundo imaginário, relacionar os polígonos à coluna de uma figura humana. Num desses dias, observando essas pinturas, me lembrei de Brancusi, especialmente da obra “The endless column”: me veio à cabeça essa conexão com o sagrado, que acho tão bonita!"

Ricardo Bueno










 

Veja os trabalhos da série AQUI


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



     

x