Ignácio da Nega

Ignácio da Nega (Inácio Ramos da Silva) (Surubim, Pernambuco, 1945)

Pintor, Ignácio da Nega é reconhecido por suas representações vibrantes da cultura e do cotidiano nordestino, destacando-se pelo uso de figuras com corpos arredondados que conferem um caráter lúdico e acolhedor às suas obras.

Desde jovem, envolveu-se com a arte, ajudando sua mãe na decoração de andores para procissões e na confecção de flores de papel. Na década de 1960, mudou-se para Recife, onde estudou na Escola de Belas Artes durante o dia e trabalhou como copeiro à noite. Em 1972, participou de sua primeira exposição coletiva no Hotel Beira Mar, em Recife, e, no ano seguinte, realizou sua primeira exposição individual na Casa da Cultura de Olinda.

A trajetória de Ignácio da Nega ganhou impulso em 1980, com sua primeira exposição individual no Museu do Sol, em Penápolis, São Paulo, consolidando convites para diversas exposições subsequentes. Participou da Bienal Naïfs do Brasil em 1996 e 2000, e suas obras foram adquiridas por colecionadores e instituições, reforçando sua posição no cenário artístico brasileiro.

Atualmente, Ignácio da Nega reside e trabalha em São Paulo, continuando a produzir obras que celebram as tradições, paisagens e a vivacidade cultural de Pernambuco, mantendo viva a herança da arte popular nordestina.