Serigrafia, também conhecida como silk-screen, é uma técnica de impressão que utiliza um estêncil ou matriz de tela para transferir tinta para uma superfície de papel, tecido, madeira ou metal, dentre outros materiais. Suas origens remontam à China Antiga, mas a serigrafia se desenvolveu como técnica de impressão comercial no século passado, tornando-se especialmente popular durante a década de 1960, como uma forma de expressão artística e política.
Primeiramente, uma tela de tecido é esticada sobre um suporte. O segundo passo envolve a preparação do estêncil, geralmente feito de material resistente à tinta, como filme fotográfico. O estêncil então é colocado sobre a tela, bloqueando as áreas que não deverão receber tinta. A aplicação da tinta é feita sobre o estêncil, com a ajuda de um rodo ou uma máquina de impressão especializada. Para cada cor, repete-se o processo com estêncis e tintas diferentes.
O resultado pode ser tão interessante quanto o das obras de Carlos Clémen, Antonio Peticov, Silvia Ruiz e Antonio Lizárraga, disponíveis no nosso site. Confere lá!
www.trapeziogaleria.com/collections/serigrafia
Carlos Clémen
Antonio Peticov
Silvia Ruiz
Antonio Lizárraga
Deixe um comentário